A filosofia da educação é o estudo dos objetivos,
dos processos, da natureza e dos ideais da educação. Pode estar dentro do
contexto da educação como uma instituição social ou mais amplamente como o
processo de crescimento existencial humano, isto é, como é que nossa
compreensão do mundo é continuamente transformada (seja através dos fatos, dos
costumes sociais, das experiências, ou mesmo das nossas próprias emoções).
A palavra
educação pode ser derivada, alternadamente, de dois termos do latim: educere
e educare. A primeira tem o sentido de “conduzir exteriormente”, a
segunda tem o sentido de “criar” ou “alimentar”. É interessante notar que
nenhuma das partes dessa etimologia dupla é dispensável. Optando por educere
temos uma acepção de educação em que são importantes as regras exteriores ao
aprendiz. Adotando educare a acepção de educação é a que espera ver o
aprendiz colocando regras para si mesmo.
Ora, em
termos de filosofia da educação, as duas grandes linhas mestras na pedagogia
coincidem com essa dupla etimologia. Há uma pedagogia que acredita que a
educação se realiza como uma maneira de tornar o aprendiz aquele que assimila
regras que não são suas, mas que passarão a ser suas e que, por isso mesmo, o
tornarão uma pessoa educada. Há uma outra pedagogia que entende a educação como
uma maneira de tornar o aprendiz capaz de forjar suas próprias regras e, tendo
isso ocorrido, ele pode se considerar uma pessoa educada.
ARANHA,
Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna,
1996.
Sabe Ana Alice as relações entre filosofia e educação são tão intrínsecas que John Dewey pôde afirmar que as filosofias são, em essência, teorias gerais de educação. Está claro que se referia à filosofia como filosofia de vida. Sendo a educação o processo pelo qual os jovens adquirem ou formam "as atitudes e disposições fundamentais, não só intelectuais como emocionais, para com a natureza e o homem", é evidente que a educação constitui o campo de aplicação das filosofias, e, como tal, também de sua elaboração e revisão. Muito antes, com efeito, que as filosofias viessem expressamente a ser formuladas em sistemas, já a educação, como processo de perpetuação da cultura, nada mais era do que meio de se transmitir a visão do mundo e do homem, que a respectiva sociedade honrasse e cultivasse.
ResponderExcluirDisponível no site: http://www.bvanisioteixeira.ufba.br/artigos/filosofia.html. Acesso em 24/05/2012.
Nós podemos definir também a Filosofia da Educação ato de pensar e elaborar maneiras de organização da áreas dentro da educação, dessa forma construindo novas forma de agir, a maioria das vezes com intenções buscando um olhar apurado sobre a área.
ResponderExcluirExemplo: filosofia da ciência, procura entender quais os pensamentos construiram a maneira de fazer ciência utilizada atualmente.