sábado, 28 de abril de 2012

Filosofia Moderna (ED04)


Historicamente falando podemos dizer que o termo moderno antecede o período que começa no século XVII, e este termo dava a ideia de oposição ao antigo ou ao anterior, designando o atual, o presente, na verdade estabelecendo uma ruptura com a tradição.
Podemos dizer que a filosofia moderna surge em contraposição a Filosofia Medieval, por exemplo, se a Filosofia Medieval era escolástica, teológica, a moderna era humanista e antropocêntrica, isto é, em vez de pensar Deus, ou do ponto de vista de Deus, pensa-se o homem, ou do ponto de vista do homem.
Duas noções fundamentais estão ligadas ao moderno:
• A ideia de progresso, que faz com que o novo seja considerado o melhor;
• E a valorização do indivíduo, ou da subjetividade como lugar da certeza e da verdade.
Podemos dizer que quatro fatores históricos principais podem ser atribuídos a origem da Filosofia Moderna:
1. O humanismo Renascentista do Século XV;
2. A descoberta do Novo Mundo (1492);
3. A Reforma Protestante do Século XVI;
4. A Revolução Científica do Século XVII.
Além disso, outros fatores históricos contribuíram também para a formação do Pensamento Moderno, como o mercantilismo como surgimento de outro modelo econômico e o surgimento e a consolidação dos Estados Nacionais (Portugal, Espanha, Inglaterra, França, Países Baixos). Ao Analisarmos esses fatores históricos e as suas peculiaridades poderemos perceber quais as características da Filosofia Moderna.
Filosofia do Resnascimento
Filosofia do século XVII
Filosofia do século XVIII
Filosofia do século XIX


www.mundodosfilosofos.com.br/moderno.htm
             

2 comentários:

  1. Sabemos que filosofia moderna é toda a filosofia que se desenvolveu durante os séculos XV, XVI, XVII, XVIII, XIX; começando pelo Renascimento e se estendendo até meados do século XX. Na Idade Média, toda a cultura girava em torno da figura divina, centrada na idéia de Deus, ao passo que, na modernidade, a cultura está centrada no ser humano. Abandona-se a idéia do teocentrismo e valoriza-se a idéia de antropocentrismo. O poder repousa na razão e não na fé.

    Disponível no site: http://www.buenastareas.com/ensayos/Filosofia-Moderna/222676.html. Acesso em 24/05/2012.

    ResponderExcluir
  2. Os historiadores da filosofia designam como filosofia moderna aquele saber que se desenvolve na Europa durante o século XVII tendo como referências principais o cartesianismo — isto é, a filosofia de René Descartes —, a ciência da Natureza galilaica — isto é, a mecânica de Galileu Galilei —, a nova idéia do conhecimento como síntese entre observação, experimentação e razão teórica baconiana — isto é, a filosofia de Francis Bacon — e as elaborações acerca da origem e das formas da soberania política a partir das idéias de direito natural e direito civil hobbesianas — isto é, do filósofo Thomas Hobbes.

    ResponderExcluir