O método socrático, como é
denominado, consiste numa dialética, em que a discussão se desenvolve em dois
tempos, - a ironia e a maiêutica. A ironia socrática consiste em perguntar,
fingindo desconhecer o assunto (= dúvida fictícia e metódica), com vistas a
refutar a tese contrária e preparar a tese verdadeira. A maiêutica de Sócrates
conduz o interlocutor a descobrir paulatinamente o conhecimento sobre o objeto
de discussão. No caso de Sócrates que supunha haver ideias inatas, a maiêutica
consistia, mais precisamente, em fazer recordar, despertando os conhecimentos
virtualmente possuídos. Como método, a dialética vinha sendo praticada pelos
últimos pré-socráticos, como Zenão de Eléia e especialmente os sofistas.
Sócrates imprime a ela uma peculiaridade própria, em vista de seu temperamento
irônico e seu propósito de combater os sofistas. Além disto, a maiêutica era
caracterizada pela sua concepção inatista, bem como pelo fato de havê-la
denominado em função à profissão de sua mãe, que era parteira.
http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/protagoras/links/met_socrat.htm
http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/protagoras/links/met_socrat.htm
Ana Alice creio que esta foi a forma encontrada por Sócrates para fazer com que as pessoas através da interrogação feita de forma organizada e direcionada chegassem ao conhecimento. A Maiêutica é um estímulo para a pesquisa, através dela ele buscava fazer "parir" nas pessoas as idéias, os conhecimentos. Ele próprio se declarava sem sabedoria e não criou nenhuma organização metodológica e doutrinal. Era o parteiro das idéias nos outros e não podia parir conhecimentos em si mesmo. Através da Maiêutica a pessoa que parece ignorante pode achar em si conhecimentos que desconhecia ter, Sócrates somente ajuda a pessoa nessa pesquisa, mas não lhe ensina nada.
ResponderExcluirDisponível no site: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABBDUAB/socrates-platao. Acesso em 24/05/2012.
Sócrates professa a espiritualidade e imortalidade da alma, distingue as duas ordens de conhecimento, sensitivo e intelectual, mas não define o livre arbítrio, identificando a vontade com a inteligência.Sócrates reconhece também, acima das leis mutáveis e escritas, a existência de uma lei natural - independente do arbítrio humano, universal, fonte primordial de todo direito positivo, expressão da vontade divina promulgada pela voz interna da consciência.Como Sócrates é o fundador da ciência em geral, mediante a doutrina do conceito, assim é o fundador, em particular da ciência moral, mediante a doutrina de que eticidade significa racionalidade, ação racional. Virtude é inteligência, razão, ciência, não sentimento, rotina, costume, tradição, lei positiva, opinião comum. Tudo isto tem que ser criticado, superado, subindo até à razão, não descendo até à animalidade - como ensinavam os sofistas.
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